Tratamento Psoríase no Pé

Como é feito o diagnóstico da psoríase no pé?
A psoríase palmoplantar é diagnosticada por sua aparência clínica, apoiada pelo achado de psoríase em placas crônica em outros locais. A micologia de raspagem de pele pode ser realizada para excluir infecção fúngica. A biópsia de pele raramente é necessária.

O diagnóstico diferencial da psoríase no pé inclui:

Dermatite hiperqueratótica das mãos
Outras formas de ceratodermia adquirida.
Qual é o tratamento para a psoríase palmoplantar?
A melhora na saúde geral pode levar a uma melhora na psoríase palmoplantar.

Perda de peso, se estiver acima do peso
Exercício regular
Gerenciamento de estresse
Álcool mínimo
Parar de fumar
Investigação e gestão de condições de saúde associadas
A psoríase leve das palmas das mãos e psoríase dos pes pode ser tratada com tratamentos tópicos:

Emolientes: creme hidratante psoriase de barreira espesso e gordurosos aplicados em camadas finas e frequentes para hidratar a pele seca e escamosa e ajudar a prevenir rachaduras dolorosas.
Agentes ceratolíticos, como ureia ou ácido salicílico, para afinar a pele com escamação espessa. Várias empresas comercializam bálsamos para o calcanhar eficazes contendo esses e outros agentes.
Alcatrão de carvão: para melhorar a escama e a inflamação. Por causa da bagunça, o alcatrão de carvão é frequentemente aplicado à noite sob luvas ou meias de algodão.
Esteroides tópicos: pomada ultrapotente aplicada inicialmente ao dia por duas a quatro semanas, se necessário sob oclusão, para reduzir a inflamação, coceira e descamação. O uso de manutenção deve ser limitado a 2 dias por semana (pulsos de fim de semana) para evitar tornar a pele mais fina e fazer com que a psoríase se torne mais extensa.
A pomada de calcipotriol não é muito eficaz para a psoríase palmoplantar. Também pode causar dermatite de contato irritante no rosto se uma área tratada inadvertidamente tocá-la. O ditranol é muito confuso e irritante para o uso rotineiro nas mãos e nos pés.
psoríase no pé mais grave geralmente requer fototerapia ou agentes sistêmicos, na maioria das vezes:

Banho de água PUVA
Acitretina
Metotrexato
Produtos biológicos (terapias direcionadas) às vezes também são prescritos para psoríase palmoplantar grave. No entanto, deve-se observar que os inibidores do TNF-alfa, como o infliximabe e o adalimumabe, podem desencadear a pustulose palmoplantar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *